Postagens populares

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Para onde caminha o Caminho da Graça?

O vento sopra onde quer, não sabes de onde vem, nem para onde vai.
Assim é todo o que é nascido do Espírito.

Essas palavras de Jesus parecem nos apavorar! E por quê? Porque ninguém quer ficar sem saber para onde vai! E ninguém quer, de fato, confiar a vida a Deus. Por que videntes e astrólogos têm tanta popularidade? Ora, é porque todo mundo quer saber o futuro, enquanto todo mundo tem medo do futuro! O justo, porém, viverá a cada dia apenas pela Fé!

A questão, no entanto, não é saber para onde se vai. A única coisa que interessa é a Quem estou seguindo. Ora, nesse caso, não se trata nem mesmo de buscar seguir algo visível, mas de se deixar levar pela leveza do intangível, sem medo, e com total confiança.

Hoje em dia ninguém mais quer seguir o Vento, se é que algum dia já se aceitou isto. Uma mente religiosamente estruturada acaba por tentar "sistematizar" o Vento, o Espírito e a Vida.

O interessante é que Jesus é o Caminho, e segui-lo é a própria certeza de "para onde se está indo", pois o alvo da jornada é Vida no Pai.

"Vós sabeis o caminho..." — disse Jesus. Eles responderam: "Como saber para onde vais, sem saber o caminho"? Todos conhecem a resposta: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém vem ao Pai senão por mim".

Ora, é aqui que mora a angústia da alma religiosa. Depois de milênios de treinamento para pensar no Caminho como Conduta, na Verdade como Doutrina e na Vida como Performance, quem ainda sabe intuir a simplicidade das palavras de Jesus?

E pior: depois de pensar no Caminho como um "projeto", na Verdade como um "sistema" e na Vida como um "modo de ser" conforme a religião, quem pode ainda entender o significado do chamado de Jesus?

E mais desgraçadamente ainda: depois de pensar no Caminho como o "Pacote da Salvação", na Verdade como a "Certeza dos Crentes", e na Vida como uma "Longínqua Eternidade", quem consegue ainda discernir a concreta subjetividade do chamado de Jesus Hoje?

E só para concluir: depois de anos confundindo o Caminho com uma "Estrada Institucional", a Verdade com a "Teologia" e a Vida com a "Disciplina da Igreja", quem ainda pode, apenas de leve, perceber o convite de Jesus para segui-Lo no Caminho, sendo levado pelo vento, seja andando em Verdade no ser e experimentando a Vida na vida?

Não! A gente quer um mapa, um sistema, uma estratégia, um planejamento de curto, médio e longo prazo. A gente quer saber como acontecerá: "Qual a estrutura que nos governará? Quais os sistemas que nos conduzirão? E quais os objetivos concretos a serem declarados? E que organização terá"?

Para mim, se discirno com alguma correção o Evangelho, o espírito é outro. Jesus nunca organizou muita coisa, a não ser chamar doze homens para estarem mais próximos Dele, reunir a multidão em grupos a fim de repartir o pão, e enviar alguns antes Dele a fim de fazerem preparativos específicos. No mais, nada mais!

"Não andeis ansiosos... quanto ao vosso ministério, pois a vida é mais que o ministério."
"Não vos preocupeis com o que haveis de falar, pois o Espírito vos concederá..."
"Eis que vos envio como ovelhas para o meio de lobos..."

E lhes deu NADA como armadura, exceto a simplicidade do poder que vem da Graça.

Tudo que diz respeito ao Evangelho que surge com a pretensão de ser uma organização já nasce moribundo. A vitalidade do Evangelho está em se deixar conduzir pelo Espírito, conforme a verdade da vida e a vida na verdade.

Portanto, para mim, o melhor governo é o menor possível; o melhor modo é o mais simples; a melhor forma é aquela que serve à vida; e o melhor meio é aquele que vai sendo!

Eu creio que a sabedoria do Caminho é deixar que o vinho designe o odre e deixar que o pano determine a melhor veste para ele. E mais: é saber que o Vinho Novo sempre haverá de demandar, a cada momento ou geração, o odre apropriado; e que a Veste Nova haverá de ser combinada com o feitio que lhe for próprio.

Assim, as formas servem às essências, e não o contrário! Para andar no Caminho tem-se que desistir do modelo industrial, ou da montagem em série, ou da franquia, ou do modelo pré-fabricado, ou de toda fixidez de formas, com suas Constituições e Regimentos, sejam escritos ou subentendidos, visto que todas essas coisas só servem para agarrar-se às paredes do visível, para aplicar fórmulas de sucesso ministerial conforme o Mundo, para instituir hierarquias engessadas e para nos proteger uns dos outros.

E não haverá formas e governos eclesiais?

Ora, ninguém que viva no tempo e no espaço pode crer que as formas sejam evitáveis. Nossa dimensão precisa de forma: tempo e espaço produzem formas.

Porém, quem deu forma aos mares, às montanhas, aos rios, às florestas, aos desertos, aos vales e à vida?

Por que não se pode confiar que Aquele que fez isto em rocha, pedra, areia, poeira, vegetação e todas as demais coisas também pode dar forma ao que também é de Sua criação no coração humano, conforme a necessidade de cada geração?

No que depender de mim, o Caminho da Graça continuará a caminhar conforme a água. Alguém já viu a água ter algum problema com a forma? Não! A água se serve de todas as formas. As formas servem à água, não a água às formas!

O espírito da caminhada é a simplicidade. Há um só Pastor. Há um só Guia. Há um só Mestre. E a Ele, conforme os princípios do Evangelho, nós todos seguiremos. E orientadores e supervisores servem apenas para manter as formas a serviço da essência, sem nunca maculá-la!

Pois nossa segurança está na essência do Evangelho. Onde quer que esse espírito do Evangelho tenha prevalência, todas as boas formas lhe prestarão serviço, mas jamais se tornarão um fim em si mesmas. Serviu, serve; não serviu, então já não serve. E a única coisa que não serve mesmo é atrofiar a Palavra para que ela fique conforme a forma e a "forma".

Ora, se um dia tivermos presbíteros, saiba: eles não serão fiscais da vida e nem senhores da doutrina, mas gente da misericórdia e da paz. Se tivermos diáconos, saiba: eles não serão porteiros de reunião, mas pessoas que só serão servos se servos forem na vida. No entanto, muitas vezes, a melhor maneira de não matar a vida espontânea é não batizá-la de modo oficial.

Criar muitas e muitas formas de governo não é difícil. E há muitas roupas de grife se oferecendo como modelo para a vestimenta do pano novo. Mas é disso que fujo. No que nos diz respeito, o Espírito conduzirá as coisas conforme a pertinência. E nisto, também, o justo terá que se alegrar na aventura da fé.

A questão do Caminho como lugar é simples: por que a gente apenas não se reúne com alegria singela, não experimenta o amor que liberta, não goza o privilégio da simplicidade, não se alimenta da Palavra, e não volta à vida cheios das Boas Novas para contar ao mundo?

Por que a gente não faz do lugar só um lugar? Lugar onde se faz um pouso, uma estação de bom ânimo e revigoramento da fé e que abasteça a vida na troca e ministração dos dons?

Já somos, em muitos lugares, um "pouso" para quem pede. E quando digo "somos", apenas digo que os que se designam "do Caminho" são apenas discípulos de Jesus que se encontram em torno da mesma percepção do Evangelho.

Uma "Estação" do Caminho é uma paragem para os peregrinos. O Caminho não é na Estação; é na estrada, é na pluralidade da existência, é em meio a tudo e a todos, é nas portas do inferno.

A Estação é um pouso rápido, é um pernoite; ou, no mundo moderno, nem mesmo isso, posto que "estar na estação" — num metrô, por exemplo — é coisa tão rápida que a pessoa quase nem chega a "estar".

Não temos, todavia, a aflição das estações de metrô. Preferimos as Estações das estadas andantes, antigas ou primitivas, nas quais a Estação era apenas uma "ramagem" na beira da estrada. Ou apenas um lugar comum onde os peregrinos, os hebreus do caminho, se encontram.

Quanto ao senso de "grupo", no Caminho ele não existe como tentativa de separação do mundo. Existe apenas o senso de unidade na fé, em meio à pluralidade das muitas expressões humanas.

O fato é que a mentalidade da "igreja" sempre foi a de criar uma "sociedade paralela" com todas as formas de governo secular (e hoje empresarial) a fim de que alguns sejam os donos do processo, os controladores do povo, os governadores de Deus e os xerifes da santidade.

A "igreja" quer tirar as pessoas da vida e do mundo, criando um viveiro de doentes e arrogantes.

O Caminho do Evangelho, porém, não é assim! Não é! Nele, as pessoas não fogem do mundo e nem da vida. Nele não tem que haver governadores e nem príncipes. Nele, confia-se na Soberania de Jesus e na efetividade de Seu poder. Nele, cada pessoa é uma testemunha no mundo, não um militante de um partido eclesiástico. É dessa mentalidade que queremos estar longe!

E quanto ao futuro?

Ora, amigos de caminhada, se já não temo a morte, por que haverei de temer o futuro? O Senhor nos guiará se nós não tentarmos guiar o Senhor!

Aonde vai dar esse caminho? Já deu no Pai. E nos conduzirá a cada dia no caminho da pacificação!

Assim, sirvo a Deus Hoje, e não vivo a neurose de como será amanhã. Não sofro dessa ansiedade. Hoje, todavia, há milhares de filhos de Deus que andam dispersos. Quem está feliz onde está, deve ficar onde está. Apenas proponho que os que parecem não caber em lugar nenhum, ou os que amam a Jesus, mas justamente por isso não suportam a convivência religiosa — conforme ela se tornou —, que não se sintam "desviados", que não se tornem solitários e que se ajuntem, que se reúnam, que se encontrem, que se fortaleçam na fé, mutuamente; e, sobretudo, que ensinem o Evangelho uns aos outros. E que saiam para a vida, para toda ela, por todo o mundo, qualquer mundo, até os confins de qualquer fim de terra; e que, indo, preguem, testemunhem e façam discípulos de Jesus, ensinando a eles que o lugar onde se serve a Deus é no mundo, e que o lugar chamado Igreja é qualquer lugar onde dois ou três se reúnam em Seu nome, até numa "Estação do Caminho" ou em qualquer estação, com ou sem nome, desde que seja um lugar de refrigério, acolhimento amoroso e manifestação do Poder de Deus, em meio aos dons espirituais.

Mas há certas coisas que só são provadas se são provadas e se fazem provadas, ainda que para alguns pareçam improváveis. É bom, todavia, que se saiba que o Evangelho é apenas para gente que crê no impossível.

Por fim, pensem em Abraão, que saiu, e foi sem saber para onde ia. Daí Deus ter considerado que ele era um amigo. A grande recompensa da confiança é a amizade de Deus!

Se alguém ouvir e crer, e levantar-se para a Vida em nome de Jesus, esse é membro da Doce Revolução!

Caminho da Graça


-----------------------------------------

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Endereços de Estações Caminho da Graça estado de São Paulo



ENDEREÇOS E CONTATOS DE ESTAÇÕES DO CAMINHO DA GRAÇA
SÃO PAULO CAPITAL - GRANDE SÃO PAULO - INTERIOR

Se você esta em uma região ou cidade em que não há um grupo do Caminho da Graça, se desejar,
torne-se um contato do Caminho .
Escreva-me e conversaremos sobre este assunto.

AMERICANA / SP
Daniel e Giovana
Contato: (19) 8181-1448 – 3629-1953 – Daniel / 8244-3000 – Giovana
E-mail: caminheconosco@gmail.com

BRAGANÇA PAULISTA / SP
Gilson Ferreira
Contato: (11) 4034-5652 (11) 4034-5652 / 9735-8582
E-mail: gilguitar10@yahoo.com.br
Blog: http://caminhoembraganca.blogspot.com/

CAMPINAS / SP
Vitor
Contato: (19) 9274-6425 (19) 9274-6425 – Vitor
E-mail: vitorv@gmail.com, caminho.campinas@gmail.com
Site: http://caminhoemcampinas.50webs.com/

FRANCA / SP
Cláudio Nunes
Contato: (16) 3012-1553– Cláudio
E-mail: claudiodocaminho@gmail.com

GUARULHOS / SP
Fabio Rodrigues
Contato: (11) 9150-1642 (11) 9150-1642 / (11) 2304-9073 (11) 2304-9073
E-mails: binhoinforms@yahoo.com.br, romanos1619@hotmail.com

INTERLAGOS / SP
Adailton / Elaine
Contato: (11) 5925-5957 (11) 5925-5957 / 8683-0099 - Adailton
E-mail: adailton@caiofabio.net
Blog: www.caminhointerlagos.blogspot.com

ITANHAÉM / SP
Célio Pereira
Contato: (13) 7808-7827 (13) 7808-7827 ou NEXTEL 82*41605 - Célio / 8811-1107
E-mail: caminhodagracaitanhaem@hotmail.com
Blog: http://caminhandonagracaitanhaem.blogspot.com/

ITAPETININGA / SP
Reinaldo / Cristina
Contato: (15) 3272-1024 - 9752-5830 - Cristina
E-mail: cristina_vaz5@hotmail.com
Blog: http://caminhodagracaemitapetininga.blogspot.com/

MOGI DAS CRUZES / SP
Cláudio e Roberta Tamarozi
Contato: (11) 9956-6460 (11) 9956-6460 / 4799-1382
E-mail: claudio@usemlivraria.com.br

PORTO FERREIRA / SP
Sebastião Camilo
Contato: (19) 3585-6871 (19) 3585-6871 / 9177-5830 – Tião
E-mail: tiao@caiofabio.net
Blog: http://caminhoemportoferreira.blogspot.com/

RIBEIRÃO PRETO / SP
Talita Rui
Contato: (16) 8124-7770 (16) 8124-7770 / (16) 8826-7770 (16) 8826-7770
E-mail: talitadocaminho@gmail.com
Blog: www.caminhoribeiraopreto.blogspot.com

RIO CLARO / SP
André e Amanda Simões
Contato: (19) 3023-5161 (19) 3023-5161
Email: andre.amanda.simoes@hotmail.com; caminho_rioclaro@hotmail.com
Blog: www.caminhorioclaro.wordpress.com

SANTOS / SP
Marcelo Quintela
Contato: (13) 3019-4928 (13) 3019-4928 / 9173-9134
E-mail: valmir@caiofabio.net
Blog: http://caminhoemsantos.blogspot.com/

SANTO ANDRÉ / SP
Eliézer
Contato: (11) 9640-1447 – 2228-5570
E-mail: eliezer.sanches@bol.com.br
Blog: http://www.caminhoabc.com.br/

SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP
Cláudio Vitoriano
Contato: (11) 7289-0814 – 2355-2498 – Cláudio / (11) 7228-4707
(11) 7228-4707 – Sueli / (11) 3439-7393 (11) 3439-7393 – Adriana
E-mail: claudio.vitoriano@Volkswagen.com.br
Blog: http://arazaodaesperanca.blogspot.com

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO / SP
Cláudia Arantes / Sérgio Serrano
Contato: (17) 8111-6989 - 3234-8368 – Cláudia / (17) 9772-7118 - 3016-1238 – Sérgio
E-mail: claudinhaarantes@hotmail.com; serranovieira@yahoo.com.br

SÃO MIGUEL - ZONA LESTE / SP
Sérgio / Márcia
Contato: (11) 2052-8384 (11) 2052-8384/ 8368-1555
E-mail: sergiodocaminho@gmail.com, marcia.oliveira.x@terra.com.br

SÃO PAULO / SP
Carlos Bregantim
Contato: (11) 2359-7899/ 9154-5478
E-mail: carlosbregantim@caiofabio.net
Blog: http://www.gracaecia.blogspot.com/

VÁRZEA PAULISTA / SP
Franklin Rosa / Cássio
Contato: (11) 4596-4893 - 9728-0829 – Franklin / 4038-2247 - 9945-2629 - Cássio
E-mail: caminhodagracavp@gmail.com


CAMINHO DA GRAÇA ESTAÇÃO PAULO
Av. Lins de Vasconcelos, 3390 – Vila Mariana
DOMINGOS 18H30
Todos são bem vindos

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

NOVA ORDEM MUNDIAL


Considerem-me um "conspiracionista".

Depois de passar dois finais de semanas pesquisando sobre esses temas na web e, especialmente no you tube, fiquei convencido que há uma conspiração mundial sendo tramada contra a civilização humana. Só não acredita quem não quer mesmo e não leva esse assunto a sério, seja por ignorância, seja por falta de informação. Alíás, apesar de todas as informações que se disponibilizaram para nós através da Internet, não há mais desculpas para se viver desinformado!


Percebi no youtube, que se o sujeito solta um "pum" e grava para postar na rede mundial, esse video tem mais de um milhão de acessos, porém, bons documentários, abordando temas dramáticos como o da NOVA ORDEM MUNDIAL, o número de acessos é insignificante. Realmente, vivemos um mundo de idiotados e marionetados global e mundial, gente feita prêsa fácil para as mudanças que estão vindo por aí!

Se voce tiver um pouco de tempo e um pouco de vontade de se inteirar do assunto, entre no Youtube e escreva no modo "pesquisa" nomes como: NOVA ORDEM MUNDIAL, CLUBE BILDERBERG, ENDGAME, etc, voce irá encontrar muito material sólido e informações sérias, feitas por gente séria, em relação a esses assuntos. É claro que tem que se garimpar, as mentes férteis de alguns estragam e ridicularizam esses assuntos, mas isso não invalida o fato de que algo muito grande está sendo armado contra a humanidade mais do que a gente pode imaginar.


Governadores e ex-governadores norte-americanos, cientistas, jornalistas de agências internacionais e independentes, políticos e atores mundialmente conhecidos aparecem dando entrevistas sobre os acordos espúrios e secretos que muitos líderes governamentais estão fazendo com essas pessoas que compõem o "CLUBE BILDERBERG", esses megalomaníacos que andam se reunindo freqüentemente para planejar o "próximo passo", pelo menos uma vez por ano desde da década de 60.

Sei e tenho certeza que já estamos pisando em solo "apocalíptico".

Vá lá e monte por si mesmo o "quebra-cabeça" e verás que não estou sendo um "crédulo- impressionado". A coisa está bem mais feia do que voce imagina. 
Você, com todos os seus sonhos, contas para pagar,  cidadão modelo e honesto, querendo ficar riquinho e ter uma vida melhor para o seu futuro e o de sua familia, voce não passa de uma caquinha do mosquito do cocozinho do seu cachorro, para os "bilderbergueanos".



Leia, pesquise e divulgue. 


Quem sabe alguma coisa possa ser feita!