Postagens populares

domingo, 3 de julho de 2011

IGREJA PRIMITIVA X IGREJA CONTEMPORÂNEA



Estava num domingo de manhã observando minha estante de livros e deparei-me com uma antiga agenda onde tinha (e ainda tenho!) o hábito de escrever algumas reflexões pessoais de diversos assuntos, então encontrei isto!

Diferenças entre a IGREJA PRIMITIVA E A IGREJA CONTEMPORANEA

1º na igreja PRIMITIVA não havia templos de tijolos.A Igreja Evangélica CONTEMPORANEA existe somente em templos de tijolos ou em quatro paredes de um salão alugado!

2º na igreja PRIMITIVA a posição do pastor era espiritual, ou seja, ele alcançava essa posição por causa de seu amor ao Senhor e as ovelhas do rebanho!Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA, a posição do pastor é organizacional; independe de sua espiritualidade; é sua posição perante a organização que autentica seu posto de líder pastoral.

3º na igreja PRIMITIVA os crentes amadureciam como discípulos de Jesus Cristo no exemplo e na liderança de um mestre experiente na Palavra e na vida cristã.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são carnais, nunca amadurecem na vida cristã, são sempre meninos e meninas na fé!

4º na igreja PRIMITIVA os crentes eram ativos.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são passivos!

5º na igreja PRIMITIVA os crentes eram espirituais.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA os crentes são em sua grande maioria carnais e os pastores não sabem como amadurecê-los! A estrutura organizacional não permite isso!

6º na igreja PRIMITIVA não havia organização eclesiástica tipo empresarial.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA ela só existe como organização eclesiástica tipo empresarial. Existe só sendo denominação!

7º na igreja PRIMITIVA não havia denominações.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA só existe igreja em forma denominacional!

8º na igreja PRIMITIVA os cultos e reuniões eram liderados pelo Espírito Santo numa liberdade observada por um discípulo mais maduro.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA quem lidera o culto é o conjunto de músicos e o pastor prega.

9º na igreja PRIMITIVA nem sempre o pastor recebia salário. Não havia contrato de serviços prestados.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA o pastor é um profissional assalariado!

10º na igreja PRIMITIVA a Ceia (o partir do pão!) era só para discípulos e com datas espontâneas.Na Igreja Evangélica CONTEMPORANEA a Ceia é organizada com datas fixas e geralmente é aberta ao público não cristão.

O interessante é que eu escrevi isso em 1992 quando estava iniciando meu ministério pastoral numa certa denominação. A igreja Universal, a Igreja Renascer, a Igreja da Graça e tantas outras não tinham essa visibilidade televisiva e estes efeitos de markenting que achamos tão necessários à evangelização hoje. Os escândalos dos pastores envolvidos com política e verbas publicas não ocupavam tantas páginas e edições nos noticiários. Imaginem como as coisas pioraram desde então!!

Reinaldo de Almeida

Um comentário:

  1. Lamentável! Não quero nem pensar maginar, se Jesus não voltar, como estsra a igreja daqui a 20 anos...

    ResponderExcluir